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A Importância da Radio Indoor

A Importância da Radio Indoor .

Um estudo publicado em 2005 pela Arbitron, importante agência de pesquisas na área de marketing nos EUA e Europa, avaliou o papel das rádios corporativas no comportamento e na mudança de atitude dos consumidores para os segmentos de mercearias, supermercados e farmácias. Trata-se de um estudo com base em pesquisa de opinião de cerca de 1000 pessoas, todos consumidores americanos e chefes de família maiores que 18 anos.

O objetivo desse artigo é resumir as principais conclusões dessa pesquisa para o leitor brasileiro, e alertar os empresários sobre os benefícios que a música, combinada com anúncios direcionados dentro dos estabelecimentos comerciais, podem contribuir para seus negócios. Adicionalmente, fornecer às agências de marketing um ensaio sobre esse novo canal de propaganda e divulgação dentro das empresas, semelhantes as próprias estações de rádios convencionais.

O sistema de rádio voltado para o varejo não é uma iniciativa nova. Os supermercados tem utilizado músicas para compras desde a década de 50. Nos dias de hoje, com a consolidação das grandes redes de supermercados, as rádios tem servido não somente como opção para proporcionar aos seus clientes agradáveis músicas de fundo, mas também como forma de anunciar os produtos e serviços de que disponibiliza, além de centralizar e unificar as informações prestadas.

Os notáveis avanços da internet permitiram que esse modelo de marketing pudesse ser estendido também para pequenas  e médias empresas, como mercearias e farmácias, que tal como as grandes redes, podem ter a sua disposição um importante instrumento de informação para seus clientes.

Resultados de Pesquisa

Audiência Potencial Total – Chefes de família maiores de 18 anos

93% visitam um supermercado ou uma mercearia ao menos uma vez por semana
63% visitam esses estabelecimentos duas ou mais vezes por semana
69% passam cerca de 30 minutos ou mais durante uma única visita

Audiência Potencial das Rádios Corporativas – Chefes de Família maiores de 18 anos

40% recordam de ter ouvido o áudio interno durante sua visita mais recente a esses estabelecimentos.
57% entendem que músicas combinadas com anúncios são uma forma aceitável de propaganda
18% se lembram de ter ouvido músicas ou falas sobre produtos ou serviços dentro dos estabelecimentos comerciais
25% acham que a música e informações sobre produtos e serviços poderiam influenciar em suas decisões de investimento.

Influencia da Sonorização Interna para os 18% da população de chefes de família que se recordam de ter ouvido músicas ou anúncios.

41% compraram algo que não estavam planejando depois de terem ouvido um áudio promocional de produtos.
36% compraram produtos de marcas diferentes do que estavam pensando.

Isso significa que para cada 100 clientes que entram nas farmácias, mercearias ou supermercados, 18 ouvem e prestam atenção no som interno que está tocando na empresa. Pouco menos da metade desses consumidores, mais ou menos 7 pessoas, compraram algo a mais do que planejavam influenciados pelas informações que ouviram. E um terço, ou seja, 6 consumidores mudaram a marca do produto que iriam comprar.

Note-se que 7% sobre o total de vendas de um estabelecimento comercial pode ser um grande diferencial na lucratividade dos negócios. E normalmente, o investimento para se implantar essa modalidade de marketing nas empresas não chega a 0,1% do total do faturamento.

Fonte: http://www.arbitron.com/downloads/retailmediastudy.pdf